skip to Main Content

Conjunto de medidas econômicas apresentado na ACMC vai beneficiar o consumidor e as pequenas e médias empresas

Expectativa é de aquecimento dos negócios com o Cadastro Positivo e Liberdade Econômica, detalhados em Encontro Regional realizado nesta terça em Mogi

A ACMC – Associação Comercial de Mogi das Cruzes sediou nesta terça-feira (27/08) o Encontro Regional da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) com a participação de dirigentes de todo o Alto Tietê e empresários para discussão do Cadastro Positivo e Liberdade Econômica. A expectativa é de que o conjunto de medidas beneficie os consumidores e as pequenas e médias empresas, contribuindo para o aquecimento da economia.

O pacote de políticas públicas implantado pelo setor econômico do Governo Federal, do qual destaco o Cadastro Positivo e a MP da Liberdade Econômica, vai tornar mais justa a relação do consumidor com o mercado de crédito e possibilitar que o brasileiro não tenha essa enxurrada de burocracia para empreender e abrir um negócio”, afirmou Marco Bertaiolli, vice-presidente da Facesp e deputado federal.

Com o Cadastro Positivo, que começa a valer a partir do mês que vem, a expectativa é de um aumento de 38% na liberação de crédito para os consumidores frente ao sistema atual e redução de juros. Atualmente, as taxas são calculadas levando em conta uma avaliação coletiva. A partir de setembro, o cálculo será individualizado e os consumidores com bom histórico de pagador (score positivo) poderão negociar as taxas. “O Cadastro Positivo vai criar uma competição nos juros. Enquanto uma loja vai oferecer uma determinada porcentagem, a concorrente terá que anunciar um índice menor”, disse Bertaiolli.

A Facesp tem realizado uma série de Encontros Regionais para levar informações aos empreendedores e esclarecer as dúvidas dos empresários sobre o Cadastro Positivo. “A Associação Comercial foi protagonista no processo que resultou na aprovação do projeto e, agora, precisa ser a grande responsável por multiplicar as informações desta iniciativa que trará grandes benefícios ao mercado consumidor”, afirmou o superintendente da Facesp, Natanael Miranda.

Para o presidente da ACMC, Marco Zatsuga, a aplicação das medidas apresentadas no Encontro Regional tem potencial para acelerar o ritmo de recuperação da economia, a partir do momento que reduz a burocracia para novos negócios e, principalmente, facilita o acesso dos consumidores ao crédito. “Há uma expectativa de aumento dos consumidores aptos a entrar no mercado, com liberação de crédito rápido e redução dos juros. Com mais dinheiro em circulação e menos burocracia, existe um estímulo também para novos empreendimentos”, ressaltou Zatsuga, ao pontuar que a equipe da ACMC está preparada para orientar os empresários sobre as vantagens e o funcionamento do Cadastro Positivo.

Sobre a MP 881/2019, que trata da Liberdade Econômica, o vice-presidente da Facesp e deputado Bertaiolli afirmou que, pela primeira vez, o governo publica normas que beneficiam diretamente as micro e pequenas empresas. “Passamos a ter um regramento que distingui quais são as atividades de baixo impacto, aquelas que podem ser iniciadas amanhã, sem burocracia e sem que o governo crie normas que prejudiquem que deseja ter uma fonte de renda e gerar emprego”, avaliou.