A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) recebeu o…
Liberação para 12 horas trará mais segurança para o comércio, diz ACMC
Capacidade de atendimento permanecerá limitada a 40% nos estabelecimentos. Vigência das novas regras na cidade depende de decreto municipal
Atendendo ao pleito do setor, o Governo do Estado voltou a anunciar a liberação do comércio a funcionar 12 horas/dia, com o objetivo de reduzir os riscos de aglomerações. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11/12), mas aplicação da nova regra na cidade depende de decreto municipal previsto para o início da próxima semana. A direção da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) ressalta que a ampliação do horário permitirá atender os consumidores com mais segurança durante as compras de Natal.
O Estado também mudou as regras para bares e restaurantes. Os bares só poderão permanecer abertos até 20 horas, com público sentado. Os restaurantes e as lojas de conveniência podem funcionar até 22 horas, mas com venda de bebida alcóolica autorizada só até 20 horas. Em todos os estabelecimentos, a capacidade de atendimento é de 40%. O Governo do Estado anunciou reforço na fiscalização da Vigilância Sanitária para o cumprimento das medidas.
“Neste momento é importante a ampliação do funcionamento do comércio para 12 horas porque isso significa mais tempo para os consumidores fazerem as compras de Natal e menor risco de aglomerações nas ruas. Estamos na época com maior potencial para as vendas do comércio e é fundamental que o consumidor tenha condições de, com segurança, frequentar as lojas”, ressalta o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.
A autorização para o funcionamento do comércio por 12 horas diárias acontece poucos dias depois da redução para 10 horas. A mudança, diz o dirigente da ACMC, vai exigir uma readaptação dos lojistas, inclusive com os colaboradores, e também vai demandar nova estratégia de policiamento, além de uma ampla divulgação para os consumidores.
“A redução do horário nem deveria ter ocorrido, pois só causou problemas. Agora, mais uma vez esperamos contar com a compreensão de lojistas, funcionários e consumidores”, diz Zatsuga. “Em especial, no caso dos bares e restaurantes, as novas restrições também precisarão ser absorvidas pelos empresários e o público”, conclui o presidente.
Vigência
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que aguarda a publicação do decreto estadual com as novas regras do Plano SP para elaboração do decreto municipal. A previsão é de que a regulamentação para a cidade saia na próxima segunda-feira.
Foto: Ney Sarmento / PMMC