A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) recebeu o…
Mogi mantém representatividade na direção da Facesp
Ex-presidente da ACMC, o deputado federal Bertaiolli é o diretor vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo; presidente da entidade mogiana destaca participação da cidade
O presidente da ACMC – Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Marco Zatsuga, participou da Assembleia Geral para eleição do presidente e homologação dos vice-presidentes regionais da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), para o biênio 2019/2021, na última segunda-feira (25/02). O engenheiro e empresário Alfredo Cotait Neto é o novo presidente da entidade que reúne mais de 400 associações e Mogi das Cruzes manteve a sua representatividade com Marco Aurélio Bertaiolli, deputado federal e ex-presidente da ACMC, eleito diretor vice-presidente tesoureiro da Facesp para o novo mandato.
A ACMC integra a Região Administrativa Metropolitana Alto do Tietê – RA 3, que agora é comandada por William Cotrim Paneque, da ACE de Guarulhos, eleito recentemente em Assembleia realizada em Mogi das Cruzes, que nos últimos dois anos ocupou o cargo com a sua ex-presidente Tânia Fukusen Varjão.
“A ACMC é uma das associações mais antigas entre as mais de 400 espalhadas pelo Estado e que pertencem à federação. Por isso, a importância da participação mogiana na direção da Facesp. Estamos confiantes na gestão do presidente eleito Alfredo Cotait e temos a certeza que o nosso representante Bertaiolli defenderá os interesses do comércio e trabalhará pelo fortalecimento da atividade empresarial”, avaliou o presidente da ACMC, que participou da eleição da Facesp ao lado da vice-presidente Fádua Sleiman.
O novo presidente da Facesp anunciou que tem entre suas metas fortalecer, unir e revigorar as Associações Comerciais e colocar a entidade como protagonista em defesa da livre iniciativa e do empresariado paulista e nacional. Para ele, uma das formas de alcançar esse objetivo é o empenho quanto a aproximação e atuação da Diretoria Executiva frente às 20 Regiões Administrativas, além do auxílio às entidades de menor porte.
Cotait lembrou que as ACs não dependem de verba pública e subsídios e também não fazem parte do Sistema S. Elas obtêm resultados de seu próprio sistema, que é o de prestação de serviços aos associados.
Bertaiolli frisou que o modelo das ACs é o modelo de que o Brasil necessita para as entidades classistas. “Quando explico que a direção de uma Associação Comercial é voluntária, isto é, que não existe remuneração dos seus dirigentes, e que uma empresa só se associa a uma associação comercial se desejar ― não é obrigatório e nem compulsório ― as pessoas não sabem disso”. De acordo com o deputado, em função desse modelo, ele teve oportunidade de propor no Congresso Nacional, semana passada, a criação de uma frente parlamentar composta por 200 deputados em apoio às ACs do Brasil.
Bertaiolli comemorou a ampliação do Cadastro Positivo e disse que o instrumento auxiliará a retomada da economia. “O cadastro traz a possibilidade, segundo dados da Boa Vista Serviços, de colocar 22 milhões de consumidores no mercado de compra a crédito”. Ele chamou atenção para o desafio de vencer a batalha de comunicação e mostrar que, diferentemente do que estava sendo pregado, o cadastro é benéfico para o consumidor.
Vice-presidentes eleitos
Marco Aurélio Bertaiolli: diretor vice-presidente tesoureiro
Roberto Mateus Ordine: diretor vice-presidente secretário
João Bico de Souza: diretor vice-presidente
Abdo Hadade: diretor vice-presidente
Jorge Aversa: diretor vice-presidente
Ary de Oliveira Russo: diretor vice-presidente
Farid Murad: diretor vice-presidente para assuntos de comércio exterior
RA 1 – São Paulo: Giacinto Cosimo Cataldo
RA 2 – Metropolitana ABC: Vera Lucia Alves da Rocha – ACE de Diadema
RA 3 – Região Administrativa Metropolitana Alto do Tietê: William Cotrim Paneque – ACE de Guarulhos
RA 4 – Metropolitana Oeste: Moacyr Correa Felix Junior – ACI de Barueri
RA 5 – Litoral Paulista: Eliseu Braga Chagas – ACI de Itanhaém
RA 6 – Vale do Paraíba: José Antonio Saud Junior – ACI de Taubaté
RA 7 – Campinas: Adriana Maria Garavello Faidiga Flosi – ACI de Campinas
RA 8 – Jundiaí: Elton Vilela de Moura Monteiro – ACI de Jundiaí
RA 9 – Sorocaba: José Alberto Cépil – AC de Sorocaba
RA 10 – Vale do Paranapanema: Ernesto Melo Bonilha – ACI de Itapeva
RA 11 – Ribeirão Preto: Francisco Carlos Julio Pinghera – ACI de Ribeirão Preto
RA 12 – Bauru: Patricia Aparecida Rossi – ACI de Bauru
RA 13 – Araçatuba: Mauricio Pazian – ACI de Birigui
RA 14 – São José do Rio Preto: Antonio Carlos Parise – ACI de São José do Rio Preto
RA 15 – Região Administrativa de Marília: Adriano Luiz Martins – ACI de Marília
RA 16 – Baixa Mogiana: José Eduardo Rodrigues de Carvalho – ACI de Mococa
RA 17 – Presidente Prudente: Ricardo Anderson Ribeiro – ACI de Presidente Prudente
RA 18 – São Carlos – Indicação postergada.
RA 19 – Franca: João Carlos Cheade – ACI de Franca
RA 20 – Alta Noroeste: Felipe Daniel Fernandes Garcia – ACE de Cardoso