skip to Main Content

ACMC adota medidas contra coronavírus e orienta comerciantes

Entidade suspende eventos e cursos, revê atividades internas e ajuda empresários com informações

Em reunião na noite desta terça-feira (17/03), a diretoria executiva da ACMC – Associação Comercial de Mogi das Cruzes definiu uma série de medidas para atender a necessidade de prevenção ao coronavírus (Covid-19). Além da determinação de suspensão de algumas atividades e alteração no funcionamento de serviços, a entidade também disponibilizou um canal para orientações aos comerciantes.

Durante os próximos dias, os comerciantes da cidade podem buscar apoio da ACMC através do telefone 97120-3612, que também funciona com WhatsApp. A entidade vai compartilhar orientações e material disponibilizado pela FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) com orientações para proteger colaboradores, clientes e empreendedores neste momento.

Existem muitas dúvidas dos comerciantes diante das recomendações para prevenção ao coronavírus. O fluxo de pessoas nas ruas, por conta da orientação de restrição social, já diminuiu muito e sabemos do impacto disso para a economia, embora ainda não seja possível dimensionar a queda de receita. Mas, neste momento, é necessário redobrar os cuidados e seguir as orientações do Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura”, pontua o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.

Segundo ele, a orientação é para que todos os estabelecimentos redobrem os cuidados com higienização e etiqueta respiratória e, dentro das possiblidades, estude medidas como escalas de trabalho para os colaboradores, reveja os horários de funcionamento e busque formas alternativas de continuar atendendo aos consumidores. Outra dica é que os lojistas aproveitem o período para promover melhorias internas e preparem o comércio para a volta dos consumidores quando a situação voltar à normalidade.

A ACMC também cancelou os eventos programados para esse mês, como o Café Empresarial, que deveria acontecer nesta quinta-feira, e o 19º Evento do Dia Internacional da Mulher, agendado para o próximo dia 26. Foram suspensos, ainda, os cursos, palestras e a locação do auditório.

Nos departamentos internos, a ACMC montou escalas de trabalho entre os colaboradores para diminuir o fluxo de pessoas nas dependências da entidade.

Nos serviços como o SCPC, Junta Comercial e Ambulatório Médico os atendimentos estão mantidos, mas com algumas restrições. No Departamento Médico, por exemplo, os pacientes serão orientados a enviar os exames por email e whatsapp e as consultas ficarão disponíveis para os casos prioritários.

É importante, neste momento, o esforço de todos e a ACMC manterá uma estrutura para o suporte a todos os usuários dos seus serviços”, conclui o presidente Zatsuga.