A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) já está…
Pesquisa ACMC confirma potencial do e-commerce e delivery
Para a maioria dos comerciantes, reabertura das lojas atendeu as expectativas de negócios
O comércio de produtos por delivery e por e-commerce é a grande aposta dos lojistas consultados em enquete realizada pela direção da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). No estudo Pesquisa de Reabertura das Lojas, efetuada na semana passada, a entidade faz um mapa do que os comerciantes enfrentaram com o fechamento dos estabelecimentos por causa da pandemia do novo coronavírus, bem como suas próximas estratégias já planejando as atividades com o fim do período de quarentena.
A grande maioria dos comerciantes de Mogi, 69,5% pretende manter o serviço de entrega de produtos nas casas dos consumidores, enquanto 30,5% não pretendem. O detalhe é que dos consultados, 72,2% não trabalhavam com o sistema delivery, enquanto 26,6% dos lojistas já conheciam a atividade.
Entre os lojistas consultados, 84,1% que não atuavam com e-commerce planejam manter a plataforma de negócios mesmo com o fim do período da quarentena. No entanto, 15,9% descartam manter o sistema com a reabertura total das lojas.
No e-commerce, 63,4% dos entrevistados não trabalhavam com o sistema antes da pandemia, enquanto 36,6% atuavam neste tipo de comércio. Com o período da quarentena, 62,2% dos consultados que já trabalhavam com esta atividade não ampliaram as vendas, enquanto 37,8% aumentaram os negócios.
A direção da Associação Comercial também consultou os integrantes da categoria para saber se a reabertura das lojas atendeu as expectativas de procura dos comerciantes e as vendas efetivas. Dos entrevistados, 56,1% responderam de forma positiva, enquanto 43,9% disseram que o reaquecimento não atendeu a expectativa.
Em relação às vendas anteriores à flexibilização, feitas pelo telefone, whatsapp e outros meios eletrônicos, 57,5% responderam que houve aumento nos resultados com o funcionamento físico da loja, enquanto 42,7% informaram o contrário.
“Essa pesquisa é essencial para definir as estratégias de apoio à atividade comercial e constatamos que o funcionamento físico das lojas é importante para os negócios, mas que a pandemia fortaleceu a necessidade de outros meios de vendas e que o e-commerce e delivery são uma realidade e não apenas uma tendência”, avaliam o presidente e a vice-presidente da ACMC, Marco Zatsuga e Fádua Sleiman.
Por outro lado, a pandemia diminuiu a expectativa dos comerciantes no quesito contratação de funcionários. Dos consultados, 67,1% responderam que descartam admissões, enquanto 32,9% esperam voltar a contratar colaboradores.
A expectativa quanto ao tempo que o comerciante levará para recuperar o volume de vendas normal da sua loja está equilibrada. Dos consultados, 35,4% acredita que a recuperação se dará em até um ano, enquanto 32,9% esperam mais de um ano para a retomada, e outros 31,7% responderam pela recuperação em até seis meses.
A pesquisa da ACMC foi realizada no período de 21 a 27 de julho e ouviu cerca de 100 associados de diferentes regiões comerciais da cidade.