skip to Main Content

Região ganha novo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura

Grupo integrará Associação Comercial e Industrial de Poá

O Alto Tietê recebeu mais um Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), nesta quarta-feira (11). O grupo integrará a Associação Comercial e Industrial de Poá (ACIPoá). A cerimônia de constituição do novo conselho foi realizada na sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e contou com a presença da presidente do CMEC da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Ana Claudia Cotait e da vice-presidente do CMEC da Facesp e presidente da ACMC, Fádua Sleiman. A implantação de um novo conselho representa o fortalecimento do empreendedorismo feminino na região.
Atualmente, o estado conta com 150 conselhos femininos e a expectativa é que este número chegue ao patamar de 300 grupos até o fim de 2022. “Temos que nos unir, a mulher quando está fortalecida consegue chegar onde quiser. A Facesp sempre apoia a criação de novos conselhos, inclusive, oferece mentoria, instruções e tudo que precisarem para crescer. Além disso, os grupos têm uma grande atuação nas políticas públicas das cidades”, ressalta Ana Cláudia.
“Hoje, 52% dos negócios em nossa Região são administrados ou têm mulheres à frente. É importante unirmos forças para desenvolver não apenas os negócios das mulheres, mas também fortalecer as associações comerciais do Alto Tietê como um todo, principalmente, depois de um momento em que as empresas tiveram perdas financeiras. Com os grupos de mulheres podemos trocar experiências e fazer negócios”, afirma Fádua.

De acordo com o presidente da ACIPoá, Rodolfo Zaharansky Filho, a criação do CMEC vai estimular ainda mais os negócios comandados por mulheres. “O conselho vai fortalecer muito nossa Associação Comercial. As mulheres têm conquistado cada dia mais seu espaço profissional e lutam para alcançar seus objetivos. Estamos muito empolgados com a chegada deste grupo que irá somar em nossa entidade”, destaca.
A Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE) deve ser a próxima entidade na Região a implantar o CMEC. “Este é um projeto a curto prazo. Já começamos a conversar com nossas associadas e o próximo passo é aprovação da diretoria para que possamos colocar o plano em prática. A participação das mulheres nos negócios tem crescido cada dia mais”, afirma o presidente da ACE Suzano, Fernando Fernandes.

Durante o evento, a vice-presidente do CMEC da Facesp e ACSP e vice-presidente da ACSP, Ivani Boscolo, que também é suplente da senadora Mara Gabrilli, falou sobre a importância da participação das mulheres na política. “51% da população brasileira é formada por mulheres, o que buscamos é que a mulher conquiste este mesmo espaço na política. Participar da política é um ato de cidadania”, acrescenta.
A instituição do CMEC da ACIPoá contou com a presença, ainda, de representantes das Associações Comerciais de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Salesópolis.

Arrecadação
No evento, a ACMC arrecadou absorventes para a campanha Tia Chica, ação do Fundo Social de Mogi que distribui os itens de higiene para pessoas em vulnerabilidade social. A entidade é um dos pontos de arrecadação. As entregas são recebidas na sede da Associação Comercial (rua Barão de Jaceguaí, 674, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h até o dia 31 de agosto.