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ACMC alerta para golpe do nome limpo

Falsários prometem regularizar a situação de consumidores inadimplentes mediante depósito de R$ 100,00

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) alerta para um golpe que voltou a ser aplicado na cidade prometendo a regularização de consumidores no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) mediante o depósito de R$ 100,00 em conta bancária. O procedimento correto, nestes casos, é procurar os órgãos credores para renegociar a dívida e, desta forma, limpar o nome.
A mensagem enviada por e-mail, sem identificação, diz: “Você não precisa ir ao credor pagar a dívida e nem renegociar, e no momento em que você for abrir um crediário, solicitar talões de cheque, fazer empréstimos, financiamentos de automóveis ou imóveis, nada vai constar em seu CPF ou CNPJ”. O falsário ainda se propõe a regularizar a situação no prazo de oito horas após o cliente realizar o depósito em conta fornecida por ele.
Além disso, o golpista promete reduzir o score de crédito do cliente – ferramenta que calcula e indica a probabilidade de inadimplência, ajudando os consumidores e empresas a realizarem negócios a crédito. A pontuação varia de 0 a 1.000. A empresa entende que aqueles com score mais próximo de mil têm poucas chances de dar calote. “Entro diretamente nos sistemas de proteção e faço a alteração manual de seu registro e o aumento do score”, diz o e-mail usado no golpe. Depois do depósito bancário, não há mais resposta aos contatos e perde-se o dinheiro. Há vários registros feitos por pessoas lesadas neste tipo de golpe no site Reclame Aqui.
Para evitar que as pessoas caíam neste golpe, a ACMC alerta que a negociação dos débitos sempre deve ser feita diretamente no comércio que solicitou a inclusão do cliente no cadastro de devedores. Para consultar os débitos e as lojas onde possui pendências, basta o consumidor apresentar documento com foto e o CPF no Balcão de Atendimento do SCPC, na sede da Associação Comercial – Rua Barão de Jaceguai, 674, no Centro.
A consulta é feita na hora e também são disponibilizadas orientações para que a regularização possa ser feita. “O consumidor recebe todas as orientações para procurar o comércio e negociar seus débitos”, explica Silvio José de Moraes, vice-presidente da ACMC e diretor do SCPC.
Com a liberação dos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) existe a expectativa de aumento nas negociações para acerto de contas dos valores abertos no comércio. “Há também a renda extra proporcionada pelo 13º salário, que já começa a ser pago para os aposentados e pensionistas e os consumidores devem ficar atentos para não caírem em golpes, buscando negociar diretamente nas lojas que têm valores em aberto”, alerta Moraes.
Atualmente, a inadimplência na cidade é de R$ 13,9 milhões. No SCPC, há 20.218 dívidas inscritas e 15.613 pessoas com restrição de crédito (uma mesma pessoa pode ter duas ou mais dívidas). A maioria dos débitos possui valor próximo de R$ 500,00.
Os estabelecimentos comerciais da cidade oferecem condições especiais para os consumidores regularizarem a situação. Na rede Shibata, por exemplo, uma equipe fica responsável por entrar em contato via telefone com o cliente pedindo para que compareça à loja a fim de negociar uma forma de pagamento dentro de suas condições para quitar a dívida. “Informamos também que é melhor negociar conosco do que ir para o protesto, pois neste caso, as taxas ficam mais altas, impossibilitando a quitação. Nossos juros estão de acordo com o Procon e se o cliente preferir pagar à vista tentamos conceder desconto”, explica Maria Alves, responsável pelo setor de cobrança do Shibata.
Na Aquatec Purificadores de Água, o cliente inadimplente é orientado pela loja a procurar a própria financeira para solucionar a pendência. “Sempre consultamos o SCPC da Associação Comercial antes da venda para verificar a situação do consumidor e isso nos ajuda muito na hora de fechar negócios. Mas como não temos crediário próprio e tudo é feito pela financeira, aconselhamos que as pessoas com dificuldades em quitar suas dívidas entrem em contato com a própria financeira para renegociar”, conta Rosemeire Alexandrina Silva e Souza, gerente administrativo da Aquatec.
Para maiores informações sobre o SCPC ligue no 4728-4309. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

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