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ACMC orienta lojistas sobre a Black Friday
Expectativa é de que a data gere um aumento de 4% nos negócios e muitos consumidores devem aproveitar para antecipar compras de Natal
A Black Friday 2019 acontece no próximo dia 29 e a ACMC – Associação Comercial de Mogi das Cruzes orienta os lojistas a aproveitaram o potencial da data para aumentar as vendas de final de ano. A expectativa é de que a data gere 4% de crescimento nos negócios, inclusive nas lojas físicas, e como muitos consumidores devem aproveitar a data para antecipar as compras de Natal, a dica é que o comércio se prepare com promoções e condições especiais de pagamento.
A Black Friday ganha espaço no Brasil desde 2010 e a vice-presidente da ACMC, Fádua Sleiman, ressalta que pela primeira vez neste ano o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico, o que aumenta as oportunidades de negócios.
“A cada ano mais lojas aderem à Black Friday e a data pode realmente trazer bons resultados, mas para isso é fundamental que os lojistas pratiquem o que a data propõe, que são mercadorias com descontos reais atrativos e facilidades no pagamento”, alerta a dirigente.
Outra característica da versão nacional da Black Friday é o período de liquidações. Os consumidores brasileiros cada vez mais valorizam as lojas que estendem as promoções para a semana inteira.
“É importante o lojista separar as mercadorias que são atrativas e que cabem descontos especiais, fazer divulgações eletrônicas e físicas das promoções e também pensar nas possibilidades de pagamento que atendem aos clientes sem comprometer o fluxo de caixa. Não se pode esquecer que para muitos segmentos as vendas da Black Friday podem representar o Natal antecipado”, diz a vice-presidente da ACMC.
Com o crescimento esperado de 4%, a Black Friday 2019 deve gerar um faturamento de R$ 13,5 bilhões ao varejo brasileiro. Inspirada no comércio americano, a data tem expandido para diversos segmentos. Além dos tradicionais eletrônicos, eletrodomésticos e móveis – produtos de maior valor -, cada vez mais outros produtos e serviços têm conquistado os clientes, desde bebidas até consultas médicas.
“É tudo uma questão de oportunidade. Quem tem condições de oferecer descontos, ainda que num dia só, deve aproveitar para conquistar a credibilidade dos seus clientes e ampliar a freguesia”, conclui Fádua Sleiman.