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ACMC orienta lojistas sobre a Black Friday

Expectativa é de que a data gere um aumento de 4% nos negócios e muitos consumidores devem aproveitar para antecipar compras de Natal

A Black Friday 2019 acontece no próximo dia 29 e a ACMC – Associação Comercial de Mogi das Cruzes orienta os lojistas a aproveitaram o potencial da data para aumentar as vendas de final de ano. A expectativa é de que a data gere 4% de crescimento nos negócios, inclusive nas lojas físicas, e como muitos consumidores devem aproveitar a data para antecipar as compras de Natal, a dica é que o comércio se prepare com promoções e condições especiais de pagamento.

A Black Friday ganha espaço no Brasil desde 2010 e a vice-presidente da ACMC, Fádua Sleiman, ressalta que pela primeira vez neste ano o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico, o que aumenta as oportunidades de negócios.

A cada ano mais lojas aderem à Black Friday e a data pode realmente trazer bons resultados, mas para isso é fundamental que os lojistas pratiquem o que a data propõe, que são mercadorias com descontos reais atrativos e facilidades no pagamento”, alerta a dirigente.

Outra característica da versão nacional da Black Friday é o período de liquidações. Os consumidores brasileiros cada vez mais valorizam as lojas que estendem as promoções para a semana inteira.

É importante o lojista separar as mercadorias que são atrativas e que cabem descontos especiais, fazer divulgações eletrônicas e físicas das promoções e também pensar nas possibilidades de pagamento que atendem aos clientes sem comprometer o fluxo de caixa. Não se pode esquecer que para muitos segmentos as vendas da Black Friday podem representar o Natal antecipado”, diz a vice-presidente da ACMC.

Com o crescimento esperado de 4%, a Black Friday 2019 deve gerar um faturamento de R$ 13,5 bilhões ao varejo brasileiro. Inspirada no comércio americano, a data tem expandido para diversos segmentos. Além dos tradicionais eletrônicos, eletrodomésticos e móveis – produtos de maior valor -, cada vez mais outros produtos e serviços têm conquistado os clientes, desde bebidas até consultas médicas.

É tudo uma questão de oportunidade. Quem tem condições de oferecer descontos, ainda que num dia só, deve aproveitar para conquistar a credibilidade dos seus clientes e ampliar a freguesia”, conclui Fádua Sleiman.

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