skip to Main Content

Live da ACMC discute desafios da LGPD e sua aplicação nas empresas

Debate virtual será na próxima semana, que terá ainda uma segunda live para apresentação do PIX

A ACMC – Associação Comercial de Mogi das Cruzes preparou lives especiais para a próxima semana, com o debate de dois temas atuais para o meio empresarial – a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o PIX, novo sistema para transações financeiras. Os encontros virtuais poderão ser acompanhados na terça e quinta-feira (dias 20 e 22/10), às 17 horas, pelo Facebook (acmogidascruzes) e YouTube (acesse youtube.com/channel/UCfRlfknwXDg6137qYhbfSKQ ou busque por ACMC 100 anos).

A live que abre a programação da semana na terça-feira é “LGPD: A Lei Chegou. Você Está Pronto”, comandada pelo vice-presidente e diretor do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da ACMC, Silvio Moraes, com a participação especial da advogada e professora Carla Alessandra Branca, especialista em Proteção de Dados e membro do Comitê Jurídico da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD).

A LGPD entrou em vigor no último mês de agosto com o objetivo de garantir segurança jurídica, com a padronização de normas e práticas no uso de dados pessoais e previsão de multas altas em casos de irregularidades. Na live, serão abordados os aspectos gerais da Lei, como as empresas precisam se adequar, o que muda para empresas e cidadãos, punições e outras informações sobre a sua efetividade.

“A LGPD é um marco importante na relação entre empresas e clientes e entrou em vigor justamente no meio de uma pandemia, o que dificultou uma divulgação maior. Mas a legislação está aí e as empresas precisam se adequar”, ressalta o vice-presidente da ACMC.

Na quinta-feira (22/10), a live será “Entenda o que é PIX”, com os convidados Ricardo Massato Yoshikawa e Ricardo Roman de Lima, da instituição financeira Sicredi. O novo sistema de transações monetárias entra em vigor em 16 de novembro e está com o cadastramento aberto para todos que possuem conta bancária, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Na live, será explicado como funciona, de que forma pode ser usado e as vantagens do PIX.

As lives são mais uma ação dos 100 Anos da ACMC, com o patrocínio de Shibata Supermercados.