skip to Main Content

Rodada Virtual estimula negócios e aborda retomada da economia

Segunda edição da iniciativa da ACMC reúne empresas que atuam no comércio e serviços

A ACMC – Associação Comercial de Mogi das Cruzes realizou nesta quinta-feira (15/10) a segunda edição da Rodada Virtual, uma iniciativa que visa estimular os negócios na cidade durante a pandemia e compartilhar informações para apoiar a atuação empresarial. Com participantes dos setores de comércio e serviços, a ação gratuita propiciou a exposição de diferentes produtos e abordou também o cenário atual da economia e do mercado.

Convidado especial da ACMC, o professor e economista Francisco Claudio Tavares falou sobre a crise global desencadeada pela pandemia de Covid-19 e os impactos nos negócios no Brasil, principalmente no comércio, que teve o período mais crítico em abril, quando as vendas retroagiram 17,3% e, desde o início da flexibilização, tem reduzido as margens de perda, sendo o último indicador oficial de 4%, referente ao mês de agosto.

Estamos numa fase de retomada, mas de muita tensão ainda principalmente pela falta de algumas matérias-primas e aumento de preços, num momento em que o mercado se prepara para o Natal”, pontuou o economista.

Além de medidas macro da economia nacional, como a urgência na Reforma Tributária e a facilidade de crédito para o empreendedor, o convidado chamou a atenção para ações essenciais dos empresários neste período, a começar da tecnologia. “O mundo vai ser digital e o celular vai ser como a caneta “Bic”. Todo mundo precisa usar, sem esquecer que rede social também pressupõe qualidade no atendimento porque quem está na outra ponta é o cliente”, disse Tavares.

Além da maior utilização das tecnologias de processos e das plataformas digitais/redes sociais, o professor colocou a importância de planejar e atualizar constantemente o planejamento; observar a dinâmica do mercado e reposicionar a empresa; reduzir e reorganizar custos e gastos; maximizar os recursos; e, principalmente, mensurar a atividade.

Todas as decisões devem ser embasadas em dados. Não há mais espaço para decisões no chute e achismo”, alertou.

Diretora da ACMC, Sandra Soller apresentou as empresas participantes da segunda Rodada Virtual e falou sobre o comprometimento da entidade em cooperar com os empresários da cidade.

Essa é uma forma eficiente de expor os negócios da forma que é permitida pela situação atual e de troca de informações essenciais para a atividade empresarial”, ressaltou.

A Rodada Virtual desta quinta-feira teve o patrocínio da Kijiro Corretora de Seguros e contou com as participações das empresas MM Uniforme, Rede Mulher Forte, Andresa Lima Consultoria de Imagem, AGMC MogiBox, Liu Artur Produções, Hotel Ibis Mogi das Cruzes, Vetria Consultoria de Marketing & Comunicação, RC Serviços Empresariais, Chile Wine Experience, Fukusen Uniformes & Amazon e XP Investimentos.

Até o próximo dia 22, essas empresas continuam a troca de informações e prospecção de negócios num grupo eletrônico administrado pela ACMC.

A Rodada Virtual faz parte da programação dos 100 Anos da ACMC, que tem os patrocínios de Multiplic Corretora de Seguros, Aquatec Purificadores e Shibata Supermercados.